domingo, 18 de janeiro de 2009

CAFÉ DA MANHÃ TEMPERADO


Como é complicado pousar na casa de outras pessoas... Você nunca sabe o que vai em cada pote no café da manhã.

Um pacote de pães, um canecão de leite quentinho, xícaras, colheres, facas, e uma porção de potes... Margarina, requeijão, geléias, café solúvel, açúcar, adoçante, etc.

Bom, como de costume, cortei o pão ao meio e passei o conteúdo do meu pote preferido, o requeijão. Depois, coloquei um pouco de leite na xícara e abri o segundo pote, o de café solúvel. Coloquei umas duas colherinhas dele no leite, então abri o pote "essencial", aquele que daria um sabor especial ao leite.

Era um pote grande, de vidro transparente, com tampa xadrez vermelha e branca. Nenhum rótulo definia seu conteúdo. Mas, pela sua aparência seria fácil conhecer... Branquinho e em forma de pó cristalizado... Oh, açúcar, é lógico!

Duas colherinhas desse pó ao leite, uma mexidinha e pronto. Agora era só tomar rapidinho porque já estava atrasada para o curso de primeiros socorros.

Um pequeno gole para provar e... URG! Que horror!... A primeira coisa que me veio à mente foi a pergunta "o que aconteceu com o meu leite?" Depois fiz uma rápida avaliação de cada pote que utilizei para compor o meu café da manhã.

Requeijão? Checado.

Café solúvel? Checado.

Outros potes? Checado.

Açúcar? Ops... será que isso não é açúcar? Mas o que é então? Hã? Eca! Cusp, cusp... Eu não... Não acredito que tomei leite com... AJI-NO-MOTTO! Você sabe o que isto significa?

Um péssimo café da manhã e a maior gozação das amigas... Mas não foi só isso não. Também aprendi uma grande lição. A lição da temperança.

Só poderemos saborear, com prazer, as delícias dessa vida, se nossas palavras e ações estiverem temperadas na medida certa e com os condimentos certos.

A Bíblia menciona especificamente os produtos que nos favorecem uma vida mais doce, saborosa em Cristo Jesus: "Mas o fruto do espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, fé, mansidão e temperança" (Gl. 5.22).

Precisamos compreender que quando Paulo explicava aos gálatas essas virtudes, ele não usou a expressão "frutos" (plural), mas "fruto" (singular). Isto quer dizer que o fruto é um só e deve apresentar todas essas qualidades. Se faltar uma delas não há fruto algum, pois um fruto mutilado não resistirá por muito tempo.

Não foi diferente com o meu leite, a partir do momento que misturei o condimento errado, não tinha mais como separar... Tive que jogar tudo fora e preparar um novo copo de leite, dessa vez, com açúcar.

De todas as características do fruto do Espírito, há apenas uma que quero ressaltar neste texto, a temperança.

Temperança significa ter um caráter moderado, possuir autocontrole, domínio próprio, sobriedade, equilíbrio.

Como cristãos precisamos ter controle nas nossas atitudes, no falar, no agir, no proceder, no trato com as pessoas, enfim.

Você, alguma vez, já sentiu o desprazer do "leite com AJI-NO-MOTTO"? Já "perdeu a cabeça" em determinadas circunstâncias? Acha difícil se controlar?

Então, comece por esvaziar sua vida, despir-se do seu velho eu, peça perdão pelas faltas cometidas, leia e pratique a palavra de Deus, e ore pedindo ao Senhor que o ajude a completar o fruto do Espírito na sua vida.

Não viva de aparências, seja um cristão autêntico, compartilhando ao mundo o doce sabor de servir a Cristo!

(Elizana Malanotte da Silva é professora formada em magistério e graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina)

Nenhum comentário: