segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

REPERCURSSÃO DE UMA VITÓRIA


Dois fatos revelam a necessidade de ser realizado o sacrifício de Cristo: A santidade de Deus e a situação pecaminosa do homem. O posicionamento da santidade de Deus contra a pecaminosidade do homem é chamado de Ira de Deus. O sacrifício de Cristo resolve essa situação, pois através do sacrifício é efetuada a expiação dos nossos pecados. Podemos entender melhor como isso funciona analisando os benefícios que obtemos no âmbito espiritual através da morte de Cristo:

O sacrifício de Cristo nos proporciona a "imputação", o ato pelo qual Deus debita meritoriamente na conta da humanidade o pecado de Adão, no Sacrifício de Cristo esta divida é debitada na conta de Cristo. Cristo ao morrer pelo o nosso pecado leva sobre si nossa divida, podemos pela fé em Cristo estar com nossa dívida quitada diante do Pai celestial.

É realizado através do sacrifício de Cristo a "substituição", no sacrifício, o altar simbolizava Deus, o sacerdote representava o pecador e o animal representava a Jesus que iria ser no sacrifício perfeito o substituto do homem, nos sacrifícios anteriores ao sacrifício de Cristo o animal sofria a conseqüência do pecado, morria no lugar do homem, como prova disso observamos que antes de uma pessoa oferecer o seu sacrifício a Deus colocava as suas mãos sobre o animal, este ato simbolizava a transferência dos pecados do ofertante para o animal a ser sacrificado. Em virtude de Cristo ter assumido a natureza humana, e se tornado um homem comum em carne e osso como nós, sendo sujeito ao sofrimento, podia se identificar com a humanidade e sofrer a pena em nosso lugar.

O sacrifício de Cristo nos concede a "propiciação", essa expressão transmite o sentido de proporcionar um ambiente favorável e adequado para a reconciliação, reunir. Depois do primeiro pecado no Éden o homem foi se distanciando cada vez mais e mais de Deus, o pecado mantém o homem à distância de Deus, porém o sacrifício vicário de Cristo nos proporciona a expiação dos nossos pecados,"expiação" significa cobrir, ou seja, o sangue de Jesus Cristo cobre a vergonha que o pecado causa no homem, e nos purifica de todo pecado, claro que essa expressão é metaforicamente usada para descrever o que acontece com o interior do homem quando passa a acreditar no sacrifício de Cristo, o Senhor Jesus Cristo trata o pecado de tal forma, que o poder de separação do pecado o de separar o homem do seu Senhor, é anulado, portanto agora podemos nos aproximar de Deus e estando perto Dele podemos fazer uma nova aliança com Ele, e obter a reconciliação.

Recebemos através do sacrifício de Cristo a "redenção", certa vez um menino fez um barquinho com características bem peculiares, brincando o menino com o barquinho não conseguiu controla - lo devidamente e nas águas o perdeu, com o passar dos anos esse menino se tornou um doutor, e passando por uma loja de objetos antigos reconheceu o barquinho que era seu a venda, sem pensar muito ele comprou o barquinho, pois sentiu falta deste objeto, alguém lhe perguntou porque comprar algo velho e aparentemente sem valor e o doutor disse: eu quem o fez e posso concerta - lo. Redenção nos transmite a idéia de "resgate", que é bem entendida no contexto de que o homem no pecado está escravizado por Satanás, porém Cristo pagou o preço do resgate, sendo Ele o resgatador, e o sacrifício que ofereceu por nós diante de Deus o preço do resgate,


Jesus foi ao mercado de escravo de Satanás e nos libertou, e se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livre.

Marciel Gama (Ministro do Evangelho em Arapoti, e colunista do jornal de Arapoti)

Nenhum comentário: