quinta-feira, 20 de novembro de 2008

CONTE COM UMA AJUDINHA EXTRA


Um garotinho passeando junto com o seu pai avistou debaixo de uma enorme pedra uma cédula de dinheiro que lhe chamou a atenção. O menino, então, começa a se esforçar a fim de levantar a pedra que estava sobre o dinheiro, todavia, apesar de ter se esforçado ao máximo, a pedra não saia do lugar, pois, era muito pesada e o garotinho não se disponibilizava de tal força necessária para suspender a pedra. Após ter se sentido exaurido por ter feito várias tentativas debalde o garotinho se dirige ao seu pai e diz: Papai, levanta a pedra pra mim! O pai do garoto sorri e fala ao seu filhinho: Meu filho, tanto tempo que estou aqui te esperando pedir minha ajuda e só agora você me pede auxilio!

Como estamos nos comportando diante das dificuldades do nosso dia a dia. Será que na hora que precisamos da ajuda de alguém mais forte do que nós, temos a atitude de reconhecer nossas debilidades e pedir socorro?

Reflita comigo o exemplo do Apóstolo Pedro naquele episódio no qual Cristo vinha encontrar os discípulos no meio do mar andando sobre as águas. Pedro teve coragem para sair do barco a atender o convite do Mestre e andar sobre as águas com Ele. O discípulo não pensou duas vezes, saiu do barco e passou a andar sobre as águas, porém, quando estava caminhando sobre o mar a sua mente foi atacada violentamente pela a sua racionalidade, caiu em si, percebeu que aquilo não era nada normal, era um milagre. Rapidamente, aquele homem concluiu que não podia ter controle sobre a situação e teve medo. O medo demonstra insegurança, e a insegurança leva à dúvida, e quando a dúvida chega as coisas começam a dar errado.

Duvidar parece, às vezes, ser algo normal do ser humano. São Agostinho era claro quanto a isso e expressava tal pensamento: "Se duvido, existo", ou seja, queria dizer que é impossível que o ser humano não duvide. Enfatizo que perder um pouquinho de fé em alguma circunstância específica é algo que aconteceu com vários homens que nos demonstraram louváveis exemplos de fé ao longo de suas histórias de vida, no entanto, é complicado manter-se o tempo inteiro íntegro nesse âmbito e viver continuamente com aquela fé que remove montanhas. Pedro gozava da alegria de estar participando daquele lindo milagre até o momento que a insegurança lhe alcançou, ele duvidou, e essa duvida fez com que começasse afundar. Dessa forma o cenário onde acontecia um milagre se transformou em algo parecido com um filme de terror.

O mesmo homem que a poucos instantes atrás havia sido contemplado com a benção de poder andar sobre as águas do mar, estava agora afundando nas águas deste próprio mar, aquelas mesmas águas as quais Pedro tinha pisado em cima flutuando sobre elas, pareciam que seriam as águas em que se afogaria.

As nossas vidas, muitas vezes, não são regidas apenas por fatores que nos favorecem no momento. Ambiente favorável, vento em polpa, posição diferenciada, esses elementos podem sofrer mudanças bruscas de repente. Expressava Heráclito “tudo muda, nada fica igual, o que era não é, e o que é não será”. Bem radical essa posição, concordo com ele em alguns aspectos, devemos estar esperando mudanças em qualquer instante da nossa vida, você pode ser o destaque do momento, o melhor, mas isso não te garante posição alguma, no grande mar da vida precisamos manter contato com alguém mais forte do que nós, vamos precisar Dele, do nosso Senhor, nunca dispense essa ajuda, foi isso o que Pedro fez, no momento que viu que ia morrer afogado, não tardou em pedir socorro ao Senhor que caminhava sobre as águas tranquilamente, sinal que aquele homem moribundo havia recuperado a sua fé e acreditava que Cristo lhe estenderia a mão para salvá-lo.

Se você está afundando no mar como aquele apóstolo estava, passe uma borracha naquela sua atitude que fez você afundar, não perca tempo e peça a ajuda divina, pois, o pai celestial esta pertinho de você e o seu braço é forte para te puxar para cima e te dar uma vida estável novamente.


Marciel Gama (Ministro do Evangelho na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, professor de teologia no IBADEP, acadêmico do curso de Administração )

Nenhum comentário: