domingo, 18 de janeiro de 2009

O MUNDO VAI MUITO BEM SEM O HOMEM, OBRIGADA?


Muito se fala hoje acerca da sustentabilidade e meio ambiente. Para que o homem possa garantir sua sobrevivência é necessário que produza, troque e consuma energia. Porém, conduzido pelo padrão consumista contemporâneo, o homem acaba por degradar e alterar o equilíbrio existente na natureza. Dessa forma, a problemática ambiental tem mobilizado diversos setores sociais a fim de conscientizar a humanidade a respeito da responsabilidade ambiental, tomando medidas globais que possam remediar a ação predatória do homem ao meio ambiente.

Recentemente, numa palestra, certo doutor em ciências sociais fez a seguinte colocação: “O mundo vai muito bem sem o homem, obrigada”. Isto nos faz pensar na contraditoriedade do seu discurso. Para que manter o equilíbrio? Não seria para melhorar a qualidade de vida humana? Em que aspecto se tem concentrado a atenção dos órgãos mobilizadores desta ação? Que sentido teria o mundo sem o homem? Seria como construir uma casa para ninguém morar. Não haveria propósito.

Deus criou o mundo com majestade, poder e propósito. Tudo o que criou classificou como bom e fez do homem a coroa da sua criação, delegando a ele o domínio sobre todas as coisas, esperando dele que não fosse negligente e devastador ao cumprir sua função. No entanto, o homem decidiu fazer o que era mau, desobedeceu a Deus e o seu pecado arruinou a vida de toda a humanidade. Todavia, Deus preservou o homem quando poderia tê-lo destruído, fez-lhe promessa de redenção e a cumpriu mediante o sacrifício de seu próprio filho, Jesus Cristo.

A Terra está se degradando, conseqüência da ambição humana, entretanto, o homem continua sendo o centro da atenção divina. Não importa quão horrenda a situação mundial pareça, Deus tem um plano de salvação para toda a humanidade. Não importa o tamanho dos seus pecados ou quão distante você se sinta de Deus, o mundo não teria sentido se você não existisse, Ele o ama e está a apenas uma oração de distância!


(Elizana Malanotte da Silva é professora formada em magistério e graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina).

Nenhum comentário: