terça-feira, 3 de junho de 2008

NÃO TENHO DINHEIRO PARA PAGAR O QUE DEVO, E AGORA?


Após ter saído da teocracia, governo pelo qual se caracterizava pelo o domínio de Deus sobre os hebreus por meio dos seus líderes, Israel adotou como forma de governo a monarquia. Os dias que Israel passou governado pelos reis, foram dias que através de uma visão holística não podemos classificar como dias totalmente agradáveis, tanto que a nação durante o reinado de Roboão filho de Salomão, sofreu uma divisão e depois desse fato passou a existir na história dois reinos, o reino de Israel e o reino de Judá. Quando os reis faziam o bem diante de Deus a nação prosperava, no entanto, quando os reis faziam o mal diante do Senhor Deus toda a nação sofria os efeitos colaterais da desobediência a Jeová. As ações corretas e as ações errôneas dos soberanos refletiam na vida do seu povo.

O livro dos Reis contido na Bíblia Sagrada faz questão de demonstrar o contexto histórico pelo qual a nação israelense passou durante o período da monarquia, eram dias que a situação em Israel não estava estável, evidências de inseguranças eram vistas entre o povo. E é durante esse período que acontece a história de uma viúva a qual tinha uma dívida que não podia pagar, uma catástrofe estava para acontecer na família desta mulher por causa deste ônus, os credores já não podiam mais esperar e ameaçaram a pobre viúva dizendo que levariam os seus dois filhos para serem escravos como pagamento da dívida.

Nossos dias também não apresentam nenhuma segurança, quanto à estabilidade econômica, quantos estão perdendo elementos preciosos de suas vidas por causa de uma dívida que não podem pagar, não falo somente de problemas pecuniários ou relacionados com dinheiro, mas de problemas que podem te colocar na mesma situação emocional e desesperadora que estava aquela mulher, quem sabe esta perdendo algo que ama muito por não poder solucionar seus problemas. A história da viúva ensina algumas lições de como agir quando não temos condições próprias para solucionar os nossos problemas.

A primeira lição ensinada é que se faz necessário ser alguém que tenha propósito definido. A mulher sabia que de alguma forma podia encontrar a solução do seu problema, tinha a dívida e não tinha o dinheiro para pagar, porém ainda tinha esperança, e essa esperança não deixava que o seu objetivo de salvar a vida dos seus filhos, caísse por terra. Diante de um problema nunca fique esperando que as coisas se resolvam por si mesmas, trace uma meta e corra atrás dos seus objetivos. Primeiramente defina o problema que esta te assolando, depois formule alternativas de possíveis soluções, pondere todas as alternativas que te são apresentadas e seja decisivo ao fazer uma escolha. Não seja volátil desistindo facilmente daquilo que o seu coração deseja, persista em seus propósitos. A viúva elegeu uma alternativa para a possível solução do seu problema e essa alternativa era pedir ajuda a um profeta chamado Eliseu, acreditava que de alguma forma ele podia ajudá-la. Fez bem ela, pois este era um dos representantes de Deus em sua nação, automaticamente essa mulher estava pedindo pelo o socorro divino.
A segunda lição que podemos aprender com a história dessa viúva é que ela se preocupou em fazer alguma coisa para sair do problema, estava prestes a receber um milagre, ela tinha uma botija de azeite em casa e Elizeu lhe aconselhou que emprestasse vasilhas porque o azeite seria multiplicado milagrosamente várias vezes, e através deste milagre ela teria condições de saudar seus débitos e sair do desespero, no entanto precisava cooperar de alguma forma para que o milagre acontecesse. Se não tivesse se preocupado em procurar vasilhas e preparar o local para depositar o azeite que sobrenaturalmente jorraria sobre os recipientes preparados, não haveria milagre nenhum, pois não iria ter lugar para depositar a benção que o Senhor lhe enviaria.

A viúva se responsabilizou em fazer aquilo que estava ao seu alcance e fez com que seus filhos trabalhassem buscando as vasilhas que eram necessárias para que o milagre acontecesse. Não basta apenas querer e desejar sair do problema. Tem que se mover, agir até o ponto que se pode chegar e com certeza Deus dará aquela ajudinha que dá sempre para aqueles que se esforçam.
Marciel Gama (Ministro do Evangelho na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, professor de teologia no IBADEP, acadêmico do curso de Administração)