quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O NOVO EXIGE NOVAS DECISÕES

Quando eu estudava no primário, cada ano que passava era uma experiência diferente a encarar, quando ia à escola, ficava pensando e imaginando como seria aquele novo ano, algumas decisões teriam que ser tomadas, como por exemplo; o lugar o qual eu iria assentar na nova sala de aula, se sentaria na fila do meio, na fila ao lado da parede da direita ou na fila rente a parede da esquerda, perto do professor ou longe. Quem seriam os meus novos amigos no novo ambiente que devia encarar? Um ano novo começava, e novas atitudes e decisões teriam que ser tomadas, iniciava uma nova fase, um novo desafio estava a minha frente, era necessário enfrentar o novo.



Após a pessoa decidir encarar o novo, é necessário definir um ponto de partida, o começo de uma nova vida. Entendemos isso bem quando analisamos o exemplo de Abraão, homem que saiu da cidade de Ur dos caldeus, uma cidade próspera, onde agora é o Iraque, em obediência a ordem de Deus, Abraão devia ir para a terra que o Senhor lhe mostrasse, e quando se apartou do seu sobrinho Ló, Deus lhe disse que olhasse para varias direções; para o Norte, para o Sul, para o Oriente e para o Ocidente.


No Ocidente é onde o sol se põe, onde começa a noite, a escuridão, é quando olhamos e encontramos as tribulações que teremos que enfrentar. Nossa vida passa por uma luta continua sempre estamos sujeitos a enfrentar dias tribulosos, cheios de problemas, o que não se pode é conformar que a vida seja direcionada a viver sempre no Ocidente. É no Ocidente que aprendemos lições preciosas para usar posteriormente, é lá também que aprendemos a ponderar nossas atitudes “a tribulação produz a paciência” o homem necessita estar preparado para encarar o Ocidente se for preciso passar por lá.



No Oriente é onde o sol nasce, significa a fidelidade de Deus na vida da humanidade, o sol tem uma importância enorme na vida humana, é o sol quem é responsável pelo o aquecimento de toda a atmosfera, é ele quem cria os movimentos das correntes marítimas no oceano, o ciclo das águas, do ar, é ele que nos fornece luz e calor, enfim o sol proporciona condições necessárias para a sobrevivência do homem. O sol nunca entrou em greve, nunca negou os seus serviços, nunca exigiu aumento de tarifa. Deus nunca falhou com os seus filhos, o Senhor sempre esteve e esta com os braços abertos para ajudar todos aqueles que necessitam de ajuda, estamos vivos ainda porque o sol da justiça o Cristo prometido brilhou para nos, e “as misericórdias do Senhor são as causas de nós não sermos consumidos”. Deus é imutável, nunca mudará. Ele é, e sempre será fiel.


Olhar para o Sul significava para Abraão o seu passado, aquilo que ele lembrava de ter deixado para trás. Quantos não conseguem abandonar o seu passado. Não deixe o passado causar remorso e tristeza, acusando as más atitudes cometidas. Para lograr uma boa convivência com o passado é preciso aprender a agir positivamente em relação o que aconteceu no passado. Se houve o fracasso em algumas atitudes ou projetos, use isso como estudo, experiência, e faça reavaliações. Se houve erros cometidos, se arrependa, e mude radicalmente de atitude, esforce para não errar mais. Se houve frustrações, tente de agora em diante ser equilibrado, supere suas frustrações. Se houve ofensas, perdoe. Se ofendeste a alguém, peça perdão. Liberte-se do seu passado.


O olhar de Abraão para o Norte significava o olhar da ESPERANÇA, acreditar nas promessas que Deus tinha feito para ele sobre o seu futuro. Deus quer que todos depositem a sua confiança Nele. Nunca esqueça que “Bem aventurado é aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxilio e cuja esperança esta posta no Senhor, seu Deus”. Para começar o novo, é necessário ter perspectivas novas. Comece um novo ano esperando o melhor de Deus para a sua vida.

Marciel Gama (Ministro do Evangelho na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, professor de Teologia no IBADEP, acadêmico no curso de Administração)