sexta-feira, 4 de julho de 2008

SEGUNDAS INTENÇÕES




Em diálogo com um dos meus alunos, refletíamos acerca de como é formada as intenções maléficas no intelecto humano. Desta forma, pensávamos como consolidam tais pensamentos e como as pessoas praticam atitudes que são questionadas por toda uma sociedade, citávamos o exemplo de uma história narrada em um filme realista onde a própria filha arquiteta um plano para matar sua mãe envenenada. A filha com animosidade durante um período enganava a mãe lhe dando veneno no lugar de remédios, até que sua mãe veio a óbito. Tal intento da jovem tinha como objetivo a fortuna da família.

Infelizmente, está história apresentada não é um fato isolado, com freqüência na imprensa falada e escrita deparamo-nos com feitos escabrosos do ser humano com seu semelhante. É lamentável que o nosso cotidiano esteja saturado cada vez mais e mais com exemplos de pessoas que planejam planos diabólicos e executam, prejudicando o próximo.
Quando for executar os planos que esboçaste, faça com responsabilidade, meça o peso de suas atitudes antes de prática-las. Para tanto, há algumas ferramentas que podem te auxiliar para definir se suas intenções são dignas, e podem ser colocadas em práticas ou não, se podem ser consolidadas levando em consideração a natureza do efeito que repercutirá sobre a sociedade.

A primeira ferramenta que se pode usar para classificar a natureza dos seus projetos é a ética. A ética é caracterizada por meio de costumes, regras, normas relacionadas com a tradição de uma sociedade ou de um povo. Uma atitude considerada ética é aquela que muitas vezes é aprovada pela sociedade onde se vive.

É complicado entender os diversos estilos de vida e formas de se pensar quanto ao comportamento ético do ser humano, alguns defendem a idéia que cada um pode viver da maneira em que se achar melhor, fazem apologia ao epicurismo, onde se prega a busca do prazer sem dor, são usados refrões como este: “Comamos e bebamos porque amanhã morreremos” se prega a importância de desfrutar do prazer oferecido no aqui e agora.
Por meio de atitudes hedonistas muitos jovens estão fugindo da dor e da realidade sonhando com um surreal inacessível não levando em consideração que o ser humano deve ser responsável por todos os seus atos, pois toda ação gera conseqüências, e um dia teremos que prestar contas de todos os nossos atos, esteja esse dia perto ou longe, ele chegará.
A segunda ferramenta que o homem pode usar para ponderar os seus atos é a moral. O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, essa imagem e semelhança de Deus relatada nas Escrituras Sagradas não indicam a imagem e semelhança física, pois Deus é espírito, as aparições de seres celestiais em forma de seres humanos na bíblia são chamadas de antropomorfismo, conceito esclarecido através da teofania, ou seja, o divino em forma humana para melhor compreensão do homem.
A imagem e semelhança herdada de Deus no homem pode ser hermeneuticamente interpretada quando se aceita que o homem é semelhante a Deus no que diz respeito a sua intelectualidade, o ser humano é dotado da capacidade de raciocínio, é diferente dos animais, como coroa da criação de Deus, possui razão. O ser humano herda de Deus também a moral, esta proporciona condições de discernir entre o bem e o mal, entre o que é certo e o que é errado. O estado original da criação do homem foi manchado pelo o pecado, porém ainda temos a capacidade de discernimento, você já reparou que às vezes ninguém precisa te dizer o que é certo ou errado? Simplesmente você sente e sabe que é errado. Isso é reflexo da imagem de Deus em você.

Deus conhece todos os pensamentos, um dos seus atributos é a onisciência. O Senhor esta ciente de tudo que acontece, Ele sabe todos os pensamentos que passa na mente do ser humano. Deve se tomar cuidado para não permitir que seja levado a caminhar por sendas tortuosas, fique atento para não prejudicar ninguém e nunca tente passar o próximo para traz com projetos que possuam segundas intenções.

O Ser humano tem capacidade de filtrar suas intenções e atitudes. Faça apenas o que for digno e serás feliz quando for colher as conseqüências dos seus atos.


Marciel Gama (Ministro do Evangelho na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, professor de teologia no IBADEP, acadêmico do curso de Administração).