sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

VÁLVULA DE ESCAPE




O Artista Wshington Alson gastou mais de doze anos tentando pintar a cena da festa de Belsazar o último rei do império babilônico e, ainda, deixou o trabalho sem terminar. Essa festa é aquela que um sábio chamado Daniel interpretou uma visão que revelava o fim do império babilônico e a condenação das atitudes profanas de Belsazar. Diz-se que a principal dificuldade que o artista teve ao pintar a cena foi descrever o desespero do rei ao saber o significado das palavras que foram escritas na parede por uma mão misteriosa. Não seria fácil descrever isso, pois o rei estava cara a cara com o juízo de Deus e de forma sobrenatural tinha recebido a notícia que o seu fim tinha chegado.



Homens e mulheres têm se deparado com situações parecidas, momento de desespero e aflição, encurralados em um beco sem saída, já esperam o fim. A verdade é que se não tomarem a atitude certa e se despertarem a tempo o juízo chegará e aí o erro será irreparável e a condenação será certa. É nesse momento que devemos recordar que Deus é Juiz e faz justiça, porém ainda há uma opção deixada por Ele a todos os homens uma válvula de escape da condenação, essa opção é aceitar pela fé que a justiça de Deus pai sobre a humanidade já foi executada sobre Jesus, e em lugar de todos os homens foi pendurado no madeiro recebendo a sentença de morte de cruz pelos erros de todos os seres humanos, para que isso seja possível o homem deve reconhecer os seus erros, se arrepender dos seus pecados, exercitar a sua fé e pedir o socorro divino.



Deus ama a humanidade com um amor inenarrável, a palavra ágape nos da uma noção do tipo de amor que Deus sente pela a humanidade um “amor sacrificial”, isso acontece quando alguém é capaz de sacrificar o que tem de mais importante a favor da vida da pessoa amada. Entendemos então a razão do sacrifício vicário de Cristo.




Deus manifesta o seu amor através da sua misericórdia, age com compaixão para com os necessitados, para com aqueles que estão em miséria e angústia, seja pelo o pecado ou pelo o sofrimento, a misericórdia de Deus remove a causa, e traz ao indivíduo o consolo divino. Deus por meio de sua misericórdia permite que passemos por lutas e momentos de sofrimento até o limite que podemos agüentar. Não podemos jamais ser persuadidos por filosofias deístas, estas que difundem ensinamentos errôneos e passam uma visão de que Deus não se importa com ninguém e fica de longe assistindo a sua criação sofrer.



Deus se preocupa com todos os homens e a sua Onisciência Lhe proporciona condições de conhecer todos os detalhes de todas as pessoas, tudo está descoberto diante Dele, Ele sabe tudo sobre você, seus desejos, seus projetos, seus segredos, seus fracassos, suas debilidades, suas conquistas, todos os momentos de alegrias que você desfrutou, todos os momentos de tristeza e sofrimentos que você passou, Deus vê tudo. Faça uma retrospectiva e analise a trajetória da sua vida ponderando tudo o que aconteceu com você até então, tu perceberá que a nossa vida esta cheia de evidências e marcas da misericórdia divina, você esta vivo porque o Senhor preserva a sua vida e “as misericórdias do Senhor são as causas de nós não sermos consumidos”.



O amor de Deus também atua sobre a humanidade por meio da graça divina, o conceito de graça pode ser mais bem entendido através da palavra “Charis” que significa favor sem recompensa. O homem só consegue conquistar a salvação da morte através do favor que obtemos de Deus sem méritos nenhum. A salvação é arregalada como um presente a todos aqueles que crerem que Cristo morreu para nos justificar do nosso pecado diante de Deus. A Graça de Deus é o amor de Deus descendo diante do indigno e culpado para restaurá-lo. A graça sempre flui em uma direção única do superior para o inferior. Por mais que o homem seja culpado e merecedor da morte, ainda há tempo para recorrer à graça divina e se libertar da condenação eterna. O poder de Deus pode te alcançar agora basta você querer. Escapa-te da morte pela a sua vida!




Marciel Gama (Ministro do Evangelho na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, professor de teologia no IBADEP, acadêmico no curso de Administração)