terça-feira, 6 de janeiro de 2009

COMO TER UM ANO NOVO ABENÇOADO (JOSUÉ 5: 10-12)



1. O livro de JOSUÉ período da conquista.
2. Qdo. parou o maná... fase de transição.
3. Porém nesse ano comeram dos produtos da terra de Canaã, em Gilgal.
4. Quatro segredos para ter um ano novo abençoado...
I- ENTENDER QUE O TEMPO DE DEUS É O TEMPO CERTO.
1. INDICAÇÕES DA PRECISÃO:
a) v. 10 - “celebraram a páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas planícies de Jericó”.
b) v. 11 - “ao outro dia depois da páscoa, nesse mesmo dia, comeram, do produto da terra, pães ázimos e espigas tostadas”.
c) v.12 - “E no dia depois de terem comido do produto da terra, cessou o maná, e os filhos de Israel não o tiveram mais; porém nesse ano comeram dos produtos da terra de Canaã.
2. DEUS SEMPRE FOI PRECISO NO TEMPO:
a) Ditado popular falso
b) Exemplos da precisão do tempo de Deus:**Relógios suíços.• Is 6:1• Gl 4:4• Mc 15:33• At 2:1
c) Para um ano novo feliz, Entenda que o tempo de Deus é certo.
d) Por isso tanto poderá cantar o hino da vitória, como
e) Poderá ter que esperar:• Jairo.• Paulo.• Abraão esperou mais de 20 anos.• José esperou 13 anos.• Jesus esperou até os 12, depois. até os 30, depois até o calvário.
II CRER QUE NADA ACONTECE POR ACASO PARA O POVO DE DEUS.
1. O EXEMPLO DO TEXTO v. 12- E no dia depois de terem comido do produto da terra, cessou o maná, e os filhos de Israel não o tiveram mais; porém nesse ano comeram dos produtos da terra de Canaã.
2. A VONTADE DE DEUS SEMPRE CONTRIBUI CONOSCO:Rm 8:28 - “E sabemos que todas as coisas juntamente contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.*** Márcia
3. ATITUDES DO CRENTE ANTE A VONTADE DE DEUS NO ANO NOVO:
a) Orar para o Senhor ensinar a cumpri-la:Sl 143:10 - “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano”.
b) Ter prazer em praticá-la: Sl 40:8 - “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração”.
III - CRER QUE PARA CADA CIRCUNSTÂNCIA DEUS TEM UMA PROVISÃO APROPRIADA.
1. NO DESERTO DEUS DEU O MANÁ.
2. DEPOIS QUE SAÍRAM DO DESERTO: v.12 - “ao outro dia depois da páscoa, nesse mesmo dia, comeram, do produto da terra, pães ázimos e espigas tostadas”.
3. DUAS ATITUDES NO NOVO ANO:
a) Não estar desesperado com a sobrevivência:MT 6:25 a 34- “Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? 27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; 29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.
b) Fazer a parte que lhe toca:• O povo de Israel teve que preparar o pão e tostar as espigas.• Bartimeu. • Jairo e sua esposa.• As irmãs de Lázaro..
IV - CONFIAR QUE DEUS TEM BOAS NOVIDADES PARA NÓS NO NOVO ANO.
1. TEREMOS LUTAS, MAS É PRECISO CONFIAR QUE DEUS TEM NOVIDADES PARA NÓS.
2. A MAIOR NOVIDADE DE TODOS OS TEMPOS: É o evangelho
a) O Servo do Senhor - Jesus - é que veio trazer coisas novas:Is 42:9 - “Eis que as primeiras coisas já se realizaram, e novas coisas eu vos anuncio; ... vo-las faço ouvir”.
b) Em Cristo, Deus nos faz conhecer coisas novas e ocultas:• Is 48:6 - “...desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, que nunca conhecestes.• Jr 33:3 -
3. O CRENTE VIVE EM NOVIDADE DE VIDA:
a) O Senhor recriou nossa velha natureza: 2 Co 5:17 - “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
b) Por isso precisamos olhar para frente no novo ano:Fp 3:13b,14 - “...uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”.
4. A VIDA EM NOVIDADE COM CRISTO NOS PRESPARA PARA UMA ETERNIDADE TOTALMENTE NOVA:a) Is 65:17-“ Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”.b) Ap 21:1-7
Pr Robson Brito

Nenhum comentário: