sexta-feira, 10 de outubro de 2008

NINGUÉM VAI ARRANCAR O OLHO DIREITO


O sistema de governo de Israel passou por algumas evoluções no decorrer de sua história. A primeira forma de governo que podemos identificar na história dos hebreus é o sistema patriarcal. O patriarca era o chefe da família, geralmente um ancião, que tinha a responsabilidade de passar aos seus descendentes, instruções que prepararia os mancebos para enfrentar a realidade da vida. Após o período patriarcal, aparece em Israel uma nova forma de governo, o período dos lideres, nessa fase se destacaram Moisés e Josué. Com a morte de Josué, Israel passa por outro cambio em seu sistema governamental, surge o período dos Juizes, esses juizes eram homens valentes que surgiam para liderar o povo em batalhas contra os seus opressores. Ao chegar o fim o período dos juizes, os hebreus mudam radicalmente sua forma de governo, deixam a teocracia (governo centralizado na vontade de Deus) e adotam a monarquia. Dá-se inicio ao período dos reis de Israel.

O primeiro rei posto em Israel foi Saul, um homem de muitas qualidades, aprazível ao Senhor, com características adequadas para um rei. O inicio do reinado deste, foi marcado por uma demonstração digna de louvor onde suas virtudes são postas em evidência diante do povo.

Saul tinha sido ungido a rei, no entanto, não assumiu esta posição até o momento de um episódio marcante na história dos hebreus acontecer. Havia uma nação chamada Amon que era vizinha de Israel. Os filhos de Amon entraram em desentendimento com os israelitas de Jabes e fizeram exigências para que o povo de Jabes se convertesse em seus servos e não fossem destruídos. A exigência de Amon era horrífica, exigiram que todos os homens da cidade arrancassem o seu olho direito, hermeneuticamente se entende que o que pretendiam com essa atitude era impossibilitar esses homens de lutar em uma guerra, pois naquela época se usava escudo nas batalhas e o escudo geralmente cobria o olho esquerdo. É neste momento que Saul entra em cena como um líder, algumas atitudes que Saul teve revelam virtudes essenciais que devem possuir aqueles que querem ser lideres e servir ao povo com o seu trabalho.

Em primeiro lugar, o Jovem demonstrou preocupação pelo povo. Saul percebeu que havia um grande lamento das pessoas que estavam ao seu redor, então quis saber o porquê choravam, essa atitude de se interessar em saber o motivo do choro daquelas pessoas revela que ele queria apresentar uma solução para o problema, se tivesse como, ou quem sabe alentar ao povo.

Quantos querem ocupar cargos de liderança entre a sua gente, no entanto, não se preocupam com a situação de quem está por perto, sempre se comportam insensivelmente diante da miséria alheia. Saul sentiu o que as pessoas dali sentiam e encarou o problema como sendo seu também.

O Zelo que aquele líder teve pelo o bem estar de sua nação é visível, pois se dá a entender que ele ficou contrariado e nervoso com aquelas exigências absurdas de Amon. Este homem de valor estimável se enfurece com tal situação e resolve fazer alguma coisa para não permitir que horrenda desgraça acontecesse a Jabes. É lamentável que alguns de nossos representantes são políticos que nunca demonstram um movimento sequer para aplacar um pouco o sofrimento de sua gente.

Este rei com inúmeras qualidades também era sensível à presença do Senhor, pois diz a bíblia que o Espírito do Senhor veio sobre Saul, e após isso se encheu de coragem, foi extremamente tocado por Deus, e isso lhe ajudou definir suas metas. O valente jovem sai do anonimato e demonstra um exercício adequado da sua autoridade, toma posição de um líder e forma um exército para defender a Jabes. Saul conquista a vitória na batalha, a ofensa de Amon caiu e nenhum israelense precisou arrancar o olho direito para que lhe fosse poupada a vida. Que Deus nos dê lideres que se preocupem com o bem estar do seu povo.


Marciel Gama (Ministro do Evangelho na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, professor de teologia no IBADEP, acadêmico do curso de Administração)

Nenhum comentário: